sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


O  ALBERGUE  DAS  GÁRGULAS

Das pequenas e grandes coisas
que estão erradas em minha vida, há as identificáveis,
foi analisar e constatei; preciso voltar os olhos à mim,
reaprender a gostar, me gostar, acender meu amor-próprio,
adula-lo e dançar em volta de sua chama,
num ritual de horas ou semanas.
Detesto dançar mas preciso fazer isso por mim,
necessito me amar, voltar a me apaixonar
como à tantas vezes por outras mas, à mim saudavelmente.
Preciso soletrar meu nome sem narcisismo e,
tirar debaixo do pó do tempo, todos os bons adjetivos,
lustra-los de maneira que reluzam minhas boas companhias,
é disso que eu preciso; porém, sem os dedos do egoísmo
e suas digitais mórbidas a deturpar cristais de confiança
que me são entregues,
eu sou um pobre com teto de vidro,
cobrindo este albergue, em que moro,
às vezes vivo...
Onde às vezes eu choro alguns desejos até fúteis e,
reconhecendo essas frivolidades,
começo a dissipar o céu púrpuro a qual me encontrava,
povoado de gárgulas que no fundo não passavam de pardais,
dramático que sou, que lúgubre tornei o ambiente de sol tão morno,
tão fim de tarde e harmonioso.
Preciso urgentemente aprender a amar,
a começar por mim ou ninguém o fará.

Um comentário:

  1. Rico,obrigada por regar, visitando meu blog!

    É uma inquietude doce e amarga, ao mesmo tempo, isto que mais se quer e que parece tão fácil:amar! Fácil gostar disto e daquilo, assim como é fácil desgostar diante da frustração, das rotinas, dos obstáculos, das mesmices e chatices. Amar parece exigir um "pouquinho" de esforço! O esforço de regar e aprofundar; por isto gostei tanto quando escreveu a palavra "regar" no seu comentário! Olhar o por do sol, a chuva, a lua, o mar, os verdes, o outro pode ficar cansativo, banal se eu não regar. Regando eu aprofundo e me reencanto outra e outra e infinitas vezes... e concordo: o grande aprendizado é o do amor à gente mesmo! Me encantar comigo mesma! Gostar de estar comigo!
    Exige que a gente se conecte com o que está dentro,num mundo que valora e chama, o tempo todo para o que está fora... Abraço e belas inspirações!!!

    ResponderExcluir